quarta-feira, 21 de maio de 2014


Julio César atua pelo Toronto FC.

Quem poderia imaginar que Julio César seria o goleiro titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014 após a eliminação do Mundial de 2010? Considerado um dos principais culpados pela derrota contra a Holanda por 2 a 1 nas quartas-de-final, o goleiro, no entanto, deu a volta por cima, e, hoje, é considerado peça fundamental na equipe do técnico Luiz Felipe Scolari.






O camisa 12, inclusive, foi o primeiro dos 23 convocados a ser anunciado por Felipão para a disputa da competição no Brasil, o que prova a total confiança do treinador no goleiro. Defendendo atualmente as cores do Toronto FC, do Canadá, Julio sempre foi muito questionado por seus últimos clubes não serem considerados de elite e por amargar a reserva em certas ocasiões, como aconteceu quando atuava pelo Queens Park Rangers.

Entretanto, mesmo com as críticas, Julio demonstrou, durante a Copa das Confederações, que ainda está em forma e atuando em alto nível. O goleiro foi um dos principais nomes da Amarelinha na competição, que terminou com o título dos comandados de Felipão. O goleiro é tão defendido por Scolari, que ouviu os conselhos do treinador, que lhe pediu para trocar de time, se manter em atividade e não na reserva, como acontecia na Inglaterra.

Início no Flamengo e show na Itália

Criado nas divisões de base do Flamengo, Julio César assumiu o gol rubro-negro em 2000, para substituir Clemer. O arqueiro teve participação fundamental nos títulos estaduais que o Flamengo conquistou em cima do seu maior rival, o Vasco. Em especial, a atuação na final do Carioca de 2001 ficou marcada para todos os torcedores.

Apesar disso, Julio César não conseguiu conquistar muitos títulos de expressão no clube carioca. Ele era o destaque em elencos que não figuravam entre os melhores do Brasil e, em algumas oportunidades, salvou o Flamengo do rebaixamento. A transferência para o exterior era inevitável e ele acertou com a Inter de Milão, da Itália, em 2005.

Foi então que a carreira de Julio César ganhou projeção internacional. O jogador se tornou titular absoluto na equipe italiana e conquistou tudo que um jogador pode conquistar. Liga dos Campões, Campeonatos Nacionais, Copas da Itália, enfim, ele escreveu seu nome na história da Inter com defesas incríveis e a já costumeira vontade de vencer.

O goleiro deixou a Itália em 2012, após uma temporada apagada. Ele acertou assim com o Queens Park Rangers, da Inglaterra, buscando espaço para poder mostrar seu futebol. Durante a temporada, ficou claro que o time não estava a sua altura. Apesar das boas atuações, Julio César não conseguiu salvar o time do rebaixamento.

Sucessos e decepções com a Amarelinha

A primeira convocação de Julio César foi justamente para uma Copa das Confederações. Em 2003, ele foi chamado para ser reserva de Dida. Já na Copa América seguinte, ele assumiu a titularidade e foi importante no título brasileiro. Na Copa de 2006, entretanto, o goleiro não teve muitas chances de jogar e viu o Brasil ser eliminado pela França.

A Copa de 2010 tinha tudo para ser a competição de Julio César. Agora estabilizado no time titular do Brasil, Julio César era aclamado pelos torcedores como um verdadeiro 'paredão' e passava tranquilidade para todos. Entretanto, a competição não correu como o goleiro esperava e, contra a Holanda, ele falhou e teve que conviver com a eliminação.

Depois de um tempo afastado, o goleiro voltou a ter oportunidades e, com muito trabalho, retornou ao time titular com Mano Menezes e, depois, com Felipão, sendo hoje, o homem de confiança do treinador na equipe.

Defendendo o gol da Seleção, é nele em quem o técnico Felipão deposita a confiança em uma defesa segura e poucos gols sofridos.

Fonte: Esporte interativo