domingo, 30 de janeiro de 2011

Julio Cesar Inter de Milão

O Inter de Milão se recuperou do tropeço no último domingo em grande estilo. Não se trata de uma goleada ou exibição impecável, mas a vitória sobre o Palermo, por 3 a 2, neste domingo, no Giuseppe Meazza, pela 22ª rodada do Campeonato Italiano, teve ingredientes que animaram muita gente.

Mano Menezes está nessa lista. Na terça-feira, o técnico da Seleção Brasileira voltou a convocar Julio César, que realizou seu primeiro jogo na temporada 2011 após lesão muscular, para o amistoso contra a França. O arqueiro levou dois gols, podendo ter defendido um deles, mas compensou de forma grandiosa ao defender um pênalti cobrado pelo argentino Javier Pastore enquanto os visitantes venciam a partida, além de ter feito outras importantíssimas defesas.

Outra grata surpresa foi a estreia de Pazzini. Apresentado oficialmente no sábado, o ex-atacante do Sampdoria foi a campo no intervalo no lugar do brasileiro Philippe Coutinho, que também voltava de contusão, e marcou duas vezes. O terceiro foi do camaronês Samuel Eto'o, de pênalti, já aos 30 minutos da etapa final. Miccoli e Nocerino haviam aberto o placar em um primeiro tempo de domínio completo do Palermo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O técnico Mano Menezes anunciou nesta terça-feira a lista de convocados da seleção brasileira para o amistoso contra a França, marcado para o dia 9 de fevereiro, no Stade de France, em Saint-Dennis, no arredores de Paris. A principal novidade no grupo de 23 jogadores é a presença do goleiro Julio Cesar, que não defende o Brasil desde a eliminação na Copa do Mundo na África do Sul, com a derrota para a Holanda, no dia 2 de julho, quando ele falhou em um dos gols da derrota por 2 a 1.

"Isso já fazia parte dos nossos planos, e é com alegria que convoco o Julio Cesar pela primeira vez", afirmou Mano Menezes, lembrando que ele tinha falado já no início do seu trabalho que daria chance para aqueles jogadores que fizeram parte da campanha na Copa do Mundo na África do Sul. Assim, o goleiro da Inter de Milão volta a fazer parte da seleção brasileira.

Até agora, o Brasil disputou quatro amistosos sob o comando de Mano Menezes, com vitórias sobre Estados Unidos (2 a 0), Irã (3 a 0) e Ucrânia (2 a 0) e uma derrota para a Argentina (1 a 0). E Mano reconhece que já conseguiu montar uma base. Segundo ele, "70% ou 80%" do grupo convocado para enfrentar a França estará na Copa América, em julho, na Argentina.

Mano Menezes, inclusive, admitiu nesta terça-feira que pretende retomar o esquema tático mais ofensivo com que escalou a seleção nos três primeiros amistosos de sua gestão: 4-2-3-1 - diante da Argentina, em novembro, ele optou por uma formação mais defensiva, quando não pôde contar com o atacante Alexandre Pato, contundido, e utilizou o tradicional 4-4-2.

Durante a entrevista coletiva, Mano Menezes deu a entender que manterá a defesa que vem utilizando até agora, com Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos. A dupla de volantes também continua sendo formada por Lucas e Ramires, enquanto Hernanes deve ocupar a função de armador do time - posto que já foi de Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho.

No ataque, Alexandre Pato e Robinho já têm lugar garantido na seleção brasileira, restando apenas uma vaga entre os titulares. Os dois principais candidatos ao posto são o novato Renato Augusto e o atacante Hulk, que vem fazendo grande temporada no futebol português. Mas Mano Menezes promete definir o escolhido apenas quando reunir o grupo em Paris.

Confira a lista de jogadores convocados do Brasil:

Goleiros - Julio Cesar (Inter de Milão), Gomes (Tottenham) e Neto (Fiorentina)
Laterais - André Santos (Fenerbahçe), Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid) e Rafael (Manchester United)
Zagueiros - Breno (Bayern de Munique), David Luiz (Benfica), Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan)
Meio-campistas - Anderson (Manchester United), Sandro (Tottenham), Elias (Atlético de Madrid), Hernanes (Lazio), Jadson (Shakhtar Donetsk), Lucas (Liverpool), Ramires (Chelsea) e Renato Augusto (Bayer Leverkusen)
Atacantes - Alexandre Pato (Milan), André (Dínamo de Kiev), Hulk (Porto) e Robinho (Milan)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Júlio César fez boas defesas na vitória da Inter. Foto: AFP

Brasileiro seria a opção do clube inglês para substituir o experiente Van der Sar
Foto: AFP

O Manchester United quer tirar o goleiro brasileiro Júlio César da Inter de Milão, de acordo com o site Sportmediaset, da Itália. O jogador tem contrato até 2014 com sua atual equipe, mas o site italiano afirma que a proposta inglesa é alta.

O clube dirigido por Alex Ferguson procura um goleiro para substituir o holandês Van der Sar, de 40 anos, que deve se aposentar no fim da temporada.

Não é apenas Júlio César que pode assumir a posição no Manchester. O clube inglês já teria procurado De Gea, do Atlético de Madrid, e Adler, do Bayer Leverkusen, além do nigeriano Enyeama, do Hapoel Tel Aviv.