domingo, 27 de junho de 2010


 Muralha, paredão, melhor do mundo... Julio Cesar está mais do que acostumado com esses elogios. E na última sexta-feira, no empate com Portugal, ele teve mais uma atuação que justifica todos eles. Até porque no lance crucial da partida, o camisa 1 da seleção brasileira foi protagonista ao fazer importante intervenção.

A defesa mais importante de Julio Cesar contra a seleção portuguesa foi no segundo tempo. Aos 15 minutos, após desarme de Lúcio em Cristiano Ronaldo, a bola sobrou para Raul Meireles. O goleiro, então, se atirou e evitou o gol de Portugal. No choque com o português, ele machucou as costas - local onde sente dores desde antes da Copa - e precisou ser atendido.

- Estamos muito felizes com o setor defensivo. Até porque terminamos a fase de classificação em primeiro lugar. Agora começam aqueles jogos que dão mais friozinho na barriga. Mas tenho certeza que só voltaremos ao Brasil depois do dia 11 – declarou o goleiro titular da seleção brasileira.

Foi com defesas deste nível de dificuldade que Julio Cesar assumiu de vez a camisa 1 da seleção na era Dunga, para não largar mais.

Julio Cesar jogo Brasil contra PortugalJulio Cesar no momento em que salva o chute de Raul Meireles, em Durban (Foto: Reuters)

O primeiro lance foi em 12 de outubro de 2008, na vitória por 4 a 0 sobre a Venezuela, nas eliminatórias da Copa. Após cruzamento da esquerda, Julio Cesar defendeu, no mesmo lance, uma cabeçada e um chute à queima-roupa. Contra o Equador, em 29 de março de 2009, no empate por 1 a 1, atuação épica.

Dois lances se destacaram mais. Primeiro um chute da pequena área, com força, que ele espalmou. Depois, duas difíceis defesas seguidas, a primeira em cobrança de falta e a segunda no rebote. Em junho do ano passado, contra o Uruguai, vitória por 4 a 0. Mas ele teve trabalho para salvar uma cabeçada no canto esquerda.

Mas uma das últimas que mais impressionaram foi na Copa das Confederações. Na semifinal, contra a África do Sul, Julio Cesar salvou um chute de fora da área que desviou na zaga brasileira de maneira heroica. No fim, o Brasil venceu por 1 a 0.

Pela seleção brasileira, Julio Cesar já disputou 51 jogos. Sofreu 32 gols e saiu de campo derrotado em apenas três oportunidades, duas delas para o Paraguai (na Copa América de 2004 e nas eliminatórias da Copa de 2010) e uma para a Bolívia, também pelo torneio que dá vaga no Mundial.

A maior parte da carreira do camisa 1 no time verde e amarelo foi sob o comando do técnico Dunga, no cargo desde agosto de 2006. De para cá, Julio Cesar entrou em campo 40 vezes e foi vazado em 23 oportunidades. Nos últimos 39 jogos do Brasil, só não foi titular em dois amistosos, contra Venezuela (derrota) e Tanzânia.

--
Participe deste blog. Mande dicas e sugestões pelo email adm@chakalat.net

Seja um seguidor deste blog

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Médico descartou qualquer tipo de recaída no problema do goleiro brasileiro

Após o empate sem gols com Portugal, o goleiro Julio César voltou a falar sobre o problema nas costas, que gerou diversas dúvidas sobre a real condição do jogador desde o amistoso contra a seleção do Zimbábue, antes da Copa. 

Nesta sexta-feira, o goleiro da Inter de Milão atuou com uma proteção no tronco, o que causou certo impacto na torcida e na imprensa.

O médico José Luiz Runco, em entrevista na zona mista, acabou com qualquer ruído sobre uma possível piora no quadro do jogador, explicando o motivo da utilização da proteção. "Ele tem um problema antigo na coluna dele, uma protusão", definida pelo médico como "um problema que você tem na vértebra que em certos movimentos aquilo comprime e dá dor". 

Uma comparação com a contusão do goleiro italiano Buffon, que tirou o jogador da Copa logo no primeiro tempo da estreia na Copa do Mundo, foi descartada imediatamente. "Uma coisa é hérnia, outra coisa é protusão", esclareceu.
--
Participe deste blog. Mande dicas e sugestões pelo email adm@chakalat.net

Seja um seguidor deste blog

Brasil garante a liderança, mas sem 100% (Reuters)

Um lance aos 16 minutos do segundo tempo da partida entre Brasil e Portugal deixou a torcida brasileira preocupada. E revelou também que Julio Cesar joga com uma proteção nas costas. Em um ataque português, Julio Cesar saiu nos pés de Raul Meireles, que acabou o acertando com os pés. O golpe foi no mesmo local onde ele sofreu uma pancada no amistoso contra o Zimbábue, há duas semanas. No atendimento médico, ao levantarem a camisa do goleiro, ficou evidente que usa uma proteção nas costas.

- Não sinto dor nenhuma. É só proteção para evitar o pior, me dá segurança. Faz parte do meu material, me sinto seguro psicologicamente falando.

julio cesar cinta brasil x portugal

Diante da sequência de perguntas sobre o objeto, o camisa 1 pediu para esquecerem o assunto.

- Sempre usei. No Inter (de Milão) eu também uso. Principalmente no frio para me manter aquecido. Gente, vamos falar do jogo. Vamos falar do jogo.Além de afastar as dúvidas sobre suas condições físicas, Julio Cesar mostrou otimismo sobre o futuro da seleção no Mundial.

- Nós vimos o jogo. Portugal mais uma vez estava jogando atrás para explorar contra-ataques. Valeu pela primeira colocação em um grupo difícil. Nosso grupo está de parabéns. Começa uma etapa complicada agora e não podemos perder. Tenho certeza que só vamos voltar para casa depois do dia 11. Copa não tem adversário, não dá para escolher. Só faltam quatro (jogos), vamos lá - disse.

--
Participe deste blog. Mande dicas e sugestões pelo email adm@chakalat.net

Seja um seguidor deste blog

A Copa do Mundo na África do Sul ainda não acabou nem se sabe os campeões, mas Julio César está entre os cotados para ser premiado o melhor goleiro. Pelo menos é o que pensa o argentino Sergio Goycochea, melhor da posição na Copa de 90.

"Creio de que Julio César, do Brasil, vai confirmar o que vimos até agora", destacou ele, mas logo deixou transparecer seu lado torcedor. "Mas meu coração diz que Sergio Romero, da Argentina pode ser um grande nome dessa Copa".

O alemão Oliver Kahn, eleito o melhor em 2002, também acredita que o camisa 1 do Brasil vai ficar com a premiação. "Julio César pode ser o número 1", destacou, sem esquecer de outros nomes. "Já conhecemos Casillas. O goleiro da Alemanha (Manuel Neuer) é jovem e fez um bom jogo contra Gana. O goleiro do Japão (Eiji Kawashima) também é bom. O da Argentina (Sergio Romero) é calmo. Mas a partir de agora, das oitavas de final, vamos saber".

O goleiro do Chelsea, o tcheco Peter Cech não apontou nenhum favorito. "Ainda é cedo para apontar alguém. Depois desses três primeiros jogos, o goleiro pode ir bem, mas o time pode ser eliminado", finalizou.

Sobre as oitavas de final,  Goycochea  analisou a partida entre Argentina e México. "Será uma partida difícil. A Argentina jogou melhor que o México até agora, mas será difícil. O México virá com uma estratégia para vencer, mas acho que a Argentina está acima". 

Kahn não apontou favorito no duelo entre Alemanha e Inglaterra. "A Inglaterra tem um time experiente, com muitas estrelas. O time da Alemanha é jovem, mas tem um futebol muito interessante. Veremos". 
--
Participe deste blog. Mande dicas e sugestões pelo email adm@chakalat.net

Seja um seguidor deste blog

quarta-feira, 23 de junho de 2010


Júlio César



Júlio César

Seu lugar é no Mengão!!!

domingo, 20 de junho de 2010


Júlio César não gosta de ouvir que é o titular absoluto da seleção brasileira, mas não sofre qualquer ameaça de Doni e Gomes nesta Copa do Mundo. O goleiro lembra que se preparou por cinco anos para chegar ao torneio na África do Sul e considera sua trajetória no futebol italiano fundamental para o atual momento.

"Desde que cheguei à Itália, tive uma evolução muito grande. A escola italiana para goleiros é muito boa. Fiz um mix com a brasileira, porque também não deixa nada a desejar. Nesses cinco anos, amadureci e evolui. Sou muito mais experiente", comentou o atleta, que defende atualmente a Internazionale.

Além da trajetória no futebol europeu, Júlio César acredita que sua participação no elenco do Brasil na Copa do Mundo de 2006 também foi importante para sua condição de titular nesta edição da África do Sul.

"Tive oportunidade de fazer parte do grupo em 2006, quando fui o terceiro goleiro. Por isso, posso falar por quem não está jogando agora, pois só o fato de estar no grupo já é maravilhoso. Quem está jogando conquistou seu espaço", comentou o arqueiro, que completou.

"Em 2006, eu me dedicava ao máximo e estava preparado para jogar. Este grupo aqui é forte por causa disso. Todos estão focados em ganhar uma Copa do Mundo", finalizou.

Júlio César disse que considera o português C. Ronaldo melhor do que o marfinense Drogba, por ser mais técnico e ter um excelente cabeceio Foto: Reinaldo Marques/Terra

Júlio César vive grande momento profissional

Tendo levantado a taça da Liga dos Campeões, da Serie A italiana e da Copa da Itália com a Inter de Milão, Júlio César diz agora quer a Copa do Mundo com o Brasil. Em alta, o preferido de Dunga é destaque no site da Fifa e apontado como futuro melhor goleiro do Mundial da África do Sul, muito também pela fase vivida por seus rivais.

Em 2006, o jogador foi reserva da Seleção, mas se tornou a primeira escolha do treinador brasileiro para a edição de 2010 após excelentes atuações nos últimos anos. Apesar de ter a meta vazada na estreia do Brasil, na vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte, Júlio César está vivendo um momento melhor que os goleiros que disputam com ele o título de melhor goleiro da temporada.

Gianluigi Buffon sofreu uma hérnia de disco no primeiro jogo da Itália contra o Paraguai e pode ficar de fora do restante do certame. Peter Cech, do Chelsea, seria um concorrente, mas sua seleção, a República Checa, não conseguiu se classificar para o Mundial.

A Fifa incluiu nesta lista o capitão da Espanha, Iker Casillas. Porém, o goleiro não está muito bem cotado entre os espanhóis, após a derrota para a Suíça e uma temporada ruim no Real Madrid.

Apesar do goleiro brasileiro dizer que não cobiça prêmios individuais, ele está entre os indicados para a eleição da Fifa de melhor jogador do ano, e, caso ganhe, repetirá o único feito de um goleiro: o soviético Lev Yashin, em 1963. "Seria ótimo a ser nomeado para a 'Bola de Ouro' ou o prêmio da Fifa", disse Júlio César.

Modesto, o goleiro afirma que seu objetivo é a glória com o Brasil. "Eu quero ganhar a Copa do Mundo. Perguntei ao Lúcio e ao Gilberto Silva (que estavam no título de 2002) se o troféu pesa muito e o Lúcio me disse que não poderia segurá-lo por cinco minutos, pois é muito pesado", brincou Júlio César.

"Eu lhe disse que se ganharmos, quero segurá-lo por uma hora e meia", sorriu o goleiro.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

As atuações convincentes da Argentina nas duas primeiras rodadas da Copa do Mundo já começam a chamar a atenção da imprensa mundial. Porém, as vitórias dos hermanos sobre a Nigéria (1 a 0) e a Coreia do Sul (4 a 1) não preocupam o goleiro Julio Cesar. Para o camisa 1, no fim, a seleção brasileira vai levar a melhor como tem ocorrido nos últimos confrontos decisivos entre as equipes.

- É normal se perguntar muita coisa sobre a Argentina porque é um rival forte do Brasil. Quando se fala de Argentina se lembra do Brasil e vice-versa, mas tenho certeza que no final vai dar samba - disse o goleiro, ao ser questionado se o ritmo brasileiro levaria a melhor sobre o tango dos hermanos em um possível encontro entre as seleções na Copa do Mundo.

Coletiva Brasil: Júlio César

Na Era Dunga, o Brasil enfrentou a Argentina em quatro oportunidades. Foram três vitórias e um empate. Um desses triunfos aconteceu na Copa América de 2007, na Venezuela, quando a seleção bateu os hermanos por 3 a 0 e ficou com a taça. O único empate aconteceu em jogo válido pelas eliminatórias, no Mineirão, em Belo Horizonte (0 a 0).

Antes da chegada de Dunga, o Brasil levou a melhor em outros dois jogos decisivos contra os rivais. Na final da Copa América de 2004, no Peru, a seleção empatou no tempo normal com os argentinos por 2 a 2. Na decisão por pênaltis, Julio Cesar se consagrou ao pegar a cobrança de D´Alessandro, hoje no Internacional, e só observar a péssima finalização de Heinze.

Um ano depois, o Brasil goleou a Argentina por 4 a 1 na final da Copa das Confederações e ficou com o título. Adriano, que ficou fora da lista de convocados por Dunga, marcou duas vezes e foi eleito o melhor jogador da competição. Mesmo com todo o retrospecto favorável, Julio Cesar prega respeito aos rivais.

- A Argentina tem sempre que ser respeitada pelos jogadores que tem, pela seleção que tem - afirmou o goleiro brasileiro.

O camisa 1 ainda aproveitou para elogiar o bom momento vivido por Lionel Messi. Segundo Julio Cesar, o desempenho do argentino já era esperado por tudo o que ele fez na última temporada.

- O Messi pode desequilibrar uma partida. Todo mundo sabe o que ele pode fazer, principalmente pelo que vinha apresentando em seu clube. Ele começou muito bem a sua participação na Copa do Mundo - analisou o goleiro.

Neste domingo, às 15h30m (horário de Brasília), a seleção vai enfrentar a Costa do Marfim, no Soccer City, em Joanesburgo. O Brasil lidera o Grupo G, com três pontos. Ao lado de Portugal, os africanos ocupam a segunda posição, com um. A Coreia do Norte está em último lugar.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

 

Em 2002, ele estava em excelente forma no Flamengo, e sonhou em ser convocado.

Em 2006, chamado por Parreira, foi o terceiro goleiro do Brasil em uma Copa em que sabia que não teria chances de entrar em campo.

Não jogou, mas aprendeu, e muito. Depois da Copa da Alemanha alcançou a maturidade que se traduziu em uma forma quase perfeita e desempenhos que não deixavam dúvida – Julio Cesar estava pronto para ser o goleiro titular na Copa do Mundo de 2010.

Só que faltava entrar em campo, ouvir o hino perfilado junto aos 10 companheiros. Não falta mais. Julio Cesar jogou contra a Coreia do Norte a sua primeira partida, que espera sejam muitas, de uma Copa do Mundo.

- Na hora do hino, a emoção toma conta. Não dá para descrever direito. Passam muitas coisas legais pela cabeça.

Em um jogo classificado como complicado,  pela falta de ambição ofensiva do adversário, Julio Cesar sabia do risco que estava correndo em levar um gol.

-É muito chato jogar contra um time que fica todo atrás. Eles ficam procurando uma brecha no contra-ataque, e como os norte-coreanos são jogadores muito rápidos, sabia que uma hora isso poderia acontecer.

Como todo bom goleiro que se preza, Julio não gosta de ser superado. Reconhece que ficou chateado com o gol da Coreia do Norte.

- Por mim e pelo sistema defensivo como um todo. Não gosto de tomar gol, de jeito nenhum.

Chateado pelo gol, mas muito mais feliz pelo que o Brasil conseguiu.

- Vencemos o primeiro. Faltam seis jogos.


--

Veja boxes de séries em promoção

Participe deste blog. Mande dicas e sugestões pelo email adm@chakalat.net

Seja um seguidor deste blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O goleiro Julio Cesar pouco tocou na bola na vitória da seleção brasileira por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte, nesta terça-feira, no Ellis Park, em Joanesburgo, pela primeira rodada do Grupo G. Porém, no fim da partida, em um ataque despretensioso dos asiáticos, Yun Nam Ji deixou a sua marca e complicou um jogo que parecia resolvido para o Brasil. Para o camisa 1, o lance serve de lição para os companheiros para o restante do Mundial.

- O gol que nós tomamos serviu para abrir o olho e mostrar que tem que estar concentrado até o fim. Não há mais bobo no futebol. O importante foi a vitória. É chato jogar contra um adversário assim porque no mesmo momento em que você está atacando, você precisa pensar em se defender - analisou.

Para Julio Cesar, a tendência é que a seleção suba de produção na partida do próximo domingo, contra a Costa do Marfim, no Soccer City, também em Joanesburgo.

- Soubemos administrar bem o resultado e sair daqui com a vitória. Em toda estreia existem  ansiedade e nervosismo. No próximo confronto, teremos um desempenho melhor - disse o goleiro.

Julio Cesar aproveitou para explicar o lance do gol da Coreia do Norte, dizendo que nada poderia fazer para evitar a jogada.

- Para o goleiro, é ruim quando você joga uma partida como essa. Foi uma bola difícil, em que o atacante ficou cara a cara. Apesar de ter tomado o gol, ficamos felizes por ter vencido a partida.

segunda-feira, 14 de junho de 2010


Flávio Florido/UOL

ulio Cesar falou nesta segunda-feira pela primeira vez depois de se machucar. O goleiro da seleção brasileira assegurou que está recuperado da pancada nas costas e afirmou que nunca foi dúvida para a estreia na Copa do Mundo, às 15h30 (de Brasília) desta terça-feira, diante da Coreia do Norte. O camisa 1 ainda mostrou irritação com rumor sobre uma possível cirurgia motivada por uma hérnia de disco.

O médico José Luís Runco explicou a situação. "O Julio Cesar nunca operou a coluna, nunca operou uma hérnia de disco. Ele já operou uma hérnia inguinal no passado, em 2007", esclareceu o chefe do departamento médico da seleção."Vozes andaram dizendo que operei por causa de uma hérnia de disco, mas isso é mentira. Foi uma irresponsabilidade de um repórter que não vou dizer quem é. Isso acaba prejudicando meu trabalho e o da comissão técnica", reclamou Julio, levantando a camisa e mostrando as costas sem nenhuma cicatriz.

O goleiro titular amenizou o problema que teve no amistoso contra o Zimbábue, no dia 2 de junho. Ele levou uma pancada nas costas e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo. Perdeu alguns treinos nos primeiros dias, mas na semana passada já trabalhou normalmente.

"Em nenhum momento houve dúvida [sobre minha escalação na estreia]. Estou me sentindo muito bem", resumiu Julio Cesar.

O preparador de goleiros Wendell Ramalho reforçou tal análise. "Não tenho nenhum receio, ele está pronto para o jogo. Foram poucos dias [sem treinar]. Estou tranquilo."

Julio Cesar ainda foi perguntado novamente sobre a contestada bola da Copa que ele mesmo, no início da preparação, comparou às bolas compradas em supermercados. "Estou me adaptando. Para o goleiro é uma situação pior, mas quando a bola rolar tenho que esquecê-la, senão vão dizer que estamos usando isso como desculpa."

--
Participe deste blog. Mande dicas e sugestões pelo email adm@chakalat.net


Julio Cesar é duro na queda. O goleiro sofreu com dores lombares durante a preparação e até ficou chateado com as notícias de que poderia não estrear, nesta terça-feira, contra a Coreia do Norte, no Ellis Park.

A resposta veio nos últimos treinos, quando o goleiro voou. Julio não larga a meta brasileira com facilidade. Dos 23 atletas convocados por Dunga para a Copa do Mundo, ele é único que esteve presente em todas as 18 partidas das Eliminatórias. E jogou todos os 90 minutos.

O camisa 1 está concentrado para sua estreia em Mundiais. Terceiro goleiro em 2006, hoje ele é visto na concentração brasileira como uma das grandes esperanças na busca pelo hexa. Ao lado de Kaká e Robinho, é tido como craque, alguém que pode fazer a diferença.

Julio Cesar é uma das lideranças da Seleção Brasileira. Por isso, foi poupado por Dunga a partir dos 25 minutos do primeiro tempo contra o Zimbábue, quando sentiu as costas, e durante os 90 no último teste do time, diante da Tanzânia.

Desde que o Brasil começou a disputar as Eliminatórias no formato atual, com 18 partidas, antes da Copa de 2002, nenhum goleiro chegou ao Mundial com 100% de participação nos jogos classificatórios. Dida, titular na Alemanha, disputou 15 antes 
da competição.

Até o torneio da Coreia do Sul e do Japão, Marcos, Ceni e Dida se revezaram na meta. Com Julio, Gomes e Doni na África do Sul, o camisa 1 é uma unanimidade no Brasil.

– Tive a chance de fazer parte em 2006. Meu sonho era chegar à Copa, falei para o Cafu repetir a cena de 2002, mas não deu – lembrou Julio.

– Hoje, eu chego diferente. Joguei todos os jogos das Eliminatórias – completou o goleiro.

No discurso e na postura, Julio deixa claro sua paixão pela Seleção. O comprometimento, palavra chave para Dunga, deixa o goleiro em alta. O sonho do camisa 1 começa para valer amanhã, quando a bola rolar.

– Chegar a uma Copa e ganhar, eu não sei o que é – diz o jogador.

Para tirá-lo do gol, será preciso mais do que dores nas costas.

--

Participe deste blog. Mande dicas e sugestões pelo email adm@chakalat.net

domingo, 13 de junho de 2010

Julio Cesar reassume na terça-feira, contra a Coreia do Norte, sua condição de titular do Brasil ostentando superioridade diante de seus principais rivais na Copa do Mundo. O brasileiro é o goleiro que não toma gol há mais tempo entre os arqueiros das melhores seleções da atualidade. São cinco jogos sem ser vazado. Um total de 445 minutos. Buffon, Casillas e companhia ficam para trás.

Richard Heathcote/Getty Images

 Nenhum dos goleiros titulares das melhores seleções do momento supera Julio Cesar. O argentino Sergio Romero é o que mais se aproxima: considerando a vitória por 1 a 0 sobre a Nigéria no último sábado, já pela Copa, o "hermano" completou três partidas sem ser vazado. Ele também passou em branco nos amistosos contra Canadá e Alemanha.

Dois nomes de grande expressão desse Mundial estão distantes do desempenho recente de Julio Cesar. Casillas não sofreu gol no último amistoso da Espanha, diante da Polônia (6 x 0), mas foi vazado duas vezes contra a Arábia Saudita na partida anterior.

O italiano Buffon, ainda apontado como um forte rival do brasileiro na briga pelo rótulo de melhor do mundo, viu sua Azzurra perder para o México no último teste antes da Copa: levou dois gols na derrota por 2 a 1.

Os astros da Copa do Mundo encontram na internet um time de fãs capazes de fazer uma marcação ainda mais cerrada da que os adversários exercem em campo. Sem perder um só lance do que acontece na vida e na carreira do jogador, as admiradoras levaram esta paixão para a internet e se tornaram blogueiras "não-oficiais" dos craques.

Elas publicam nos blogs tudo o que acontece com os jogadores, dão as notícias de cada um na Copa quase em tempo real e ainda promovem nas redes sociais a troca de informações e opiniões com torcedores de vários cantos do mundo.

A administradora Tatiana Rodrigues Santos criou blog para o zagueiro uruguaio Diego LuganoA administradora Tatiana Rodrigues Santos criou blog para o zagueiro uruguaio Diego Lugano (Foto: Arquivo Pessoal)

Tatiana Rodrigues Santos, de 28 anos, trabalha como analista administrativa, em uma empresa de Cotia, na Grande São Paulo. Ela é a criadora do blog não-oficial do zagueiro Diego Lugano, um ex-jogador do São Paulo que está na Copa como capitão da seleção do Uruguai. Além de fã e torcedora, Tatiana é praticamente uma "assessora de imprensa do jogador". Conheceu Lugano quando ele era ídolo no clube paulista e decidiu criar o blog com postar informações sobre o zagueiro quando ele trocou o São Paulo pelo Fenerbahce, da Turquia, em 2006.

"Peço para ele olhar os comentários, passo e-mails de torcedoras para ele para o Lugano ter noção de como é querido pelos brasileiros", explica a blogueira, que tem leitores brasileiros, uruguaios e turcos. O blog do Lugano tem ainda informações pessoais sobre o craque. "Procuro mostrar a vida profissional e pessoal, ele me autorizou a postar fotos da família", explica Tatiana, que de vez em quando conversa pela internet com Karina esposa do jogador.

A relação de blogueira com mulher de craque é de cordialidade, segundo a fã. "Ela sabe muito bem quem são as pessoas que admiram o trabalho dele como profissional de quem chega perto por algum outro tipo de interesse", diz Tatiana.

Pâmela Cristina Lopes dos Passos cuida do blog do centroavante Luís FabianoPâmela Cristina Passos cuida do blog do
centroavante Luís Fabiano (Foto: Arquivo Pessoal)

Fim do namoro

Difícil mesmo é convencer o próprio namorado de que a dedicação ao blog e ao ídolo faz parte da vida de uma admiradora de futebol.O namorado de Tatiana compreendeu a dedicação. Já a blogueira Pâmela Cristina Lopes dos Passos, de 22 anos, terminou um namoro de cinco anos depois que o rapaz se cansou de dividir o tempo da amada com o trabalho no blog que ela criou para Luís Fabiano, o centroavante da seleção brasileira.

"Meu ex-namorado tinha muito ciúmes porque eu ficava a madrugada pegando fotos e subindo vídeos com gols do Luís Fabiano", explica Pâmela, que trabalha como vendedora em uma loja de São José do Rio Preto (SP). "Os namorados não entendem, eles acham que toda fã sonha em se casar com o ídolo, o que não é verdade. Acaba vindo as intrigas, é complicado namorar."


Nem por isso Pâmela abre mão da dedicação ao artilheiro no mundo virtual. Ela foi uma das criadoras do fã-clube de Luís Fabiano em 2005. O volume de informação e de acessos foi crescendo tanto que ela precisou abrir mão da exclusividade e escalou um time de colaboradores para atualizar o blog. "Tem que ser muito fã para participar", avisa.

A blogueira do camisa 1

Em Natal, Daniela Souto, de 31 anos, é a responsável por um blog sobre o goleiro Júlio César, do Brasil. A admiração pelos goleiros começou quando ela era criança e a mãe a levava ao Maracanã, no Rio, onde moravam, para ver Raul Plassmann defender o gol do Flamengo. Daniela cresceu, Raul se aposentou e Júlio César passou a ser o legítimo herdeiro da camisa 1 rubro-negra.

Daniela Souza é fisioterapeuta e criou um blog para o goleiro Júlio César
Daniela Souto é fisioterapeuta e criou um blog para o goleiro Júlio César (Foto: Arquivo Pessoal)

"Muitas pessoas se surpreendem quando sabem que é uma mulher que faz o blog sobre o Júlio César", diz Daniela, que é fisioterapeuta. Ela se programou para estar conectada em cada informação que surgir da África do Sul a respeito do Júlio César. "Sempre tenho notícias dele por feeds e pelo alerta do Google e coloco as mais importantes no blog", diz Daniela.

Ao contrário de Tatiana e Pâmela, a blogueira de Júlio César não se comunica com seu ídolo. Por outro lado, mantém uma rede de contatos de fãs do goleiro no Brasil e na Itália. O goleiro provocou preocupação na torcida brasileira ao aparecer nos treinos sentido dores na região lombar. Ninguém melhor que uma especialista na carreira do brasileiro para esclarecer o que está acontecendo. "Ele já tinha este problema quando jogava no Flamengo", diz. A blogueira acredita que Júlio César poderá repetir o feito do alemão Oliver Kahn, na Copa de 2002, e terminar o Mundial como o melhor jogador do mundo. "Só espero que ele não faça como o Kahn e não solte as bolas nos pés do adversário na final da Copa."

Reportagem de Paulo Guilherme Do G1, em São Paul

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Se Julio Cesar está sentindo dores nas costas ou não, só ele e a comissão técnica da seleção podem responder. Mas, para alívio dos brasileiros, o goleiro manteve a qualidade que o consagrou no treino técnico realizado nesta quinta-feira, na Randburg High School, em Joanesburgo. Ele fez três defesas espetaculares, em duas delas pegando o primeiro chute e salvando novamente no rebote, cara a cara. Além disso, não hesitou fazer qualquer movimento.

A atividade consistiu de dois times com cinco atletas se enfrentando em campo reduzido, cerca de 1/3 das dimensões originais do gramado. Do lado de fora, nas laterais e linha de fundo, os outros dois times podiam tabelar com as equipes em campo. Os times se revezavam de cinco a cinco minutos, aproximadamente, e os arqueiros, de dez em dez.

Julio Cesar foi o goleiro que mais demorou a ser vazado e fez três grandes defesas. Na primeira delas, Luis Fabiano arriscou da marca do pênalti, e o goleiro deu rebote. Cara a cara, Daniel Alves chegou batendo e o camisa 1 da seleção se jogou para tocar novamente na bola evitar o gol.

julio cesar treino seleção brasileiraJulio Cesar participa de treino da seleção, faz três boas defesas e demora a ser vazado (Foto: EFE)

Um minuto depois, quase um repeteco. Desta vez, o primeiro chute foi dado por Kaká. O goleiro voou para o lado direito para defender e novamente deu rebote. Felipe Melo soltou a bomba e lá estava Julio Cesar para evitar mais um gol. O lance arrancou um 'oh' dos jornalistas.

Julio Cesar ainda faria uma outra bela defesa em um chute de longa distância de Robinho. O Rei das Pedaladas soltou a bomba, e o goleiro se atirou para o lado direito, salvando novamente. Além disso, o goleiro fez mais outras boas intervenções, falhando somente em um lance, levando um frango em chute de Felipe Melo.

Durante a atividade, Julio Cesar sofreu oito gols, bem menos do levaram Gomes e Doni. No treino, ele ainda levou um tranco de Grafite e ficou caído no chão, levantando logo em seguida para tranquilizar a comissão técnica.

O camisa 1 só não participou, no final do treino, de um atividade de finalização. Michel Bastos, Daniel Alves e Julio Baptista cobraram pênaltis e, depois, ficaram chutando de longa distância contra Gomes e Doni. Mas se depender da atuação de Julio Cesar no treino, o Brasil já pode confirmar o seu camisa 1 na estreia, na próxima terça-feira, contra a Coreia do Norte, no Ellis Park, em Joanesburgo.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Após desfalcar a seleção brasileira na vitória por 5 a 1 sobre a Tanzânia, em Dar es Salaam, na última segunda-feira, o goleiro Julio Cesar participou normalmente do treino realizado na tarde desta quarta-feira, no Hotel Fairway, em Joanesburgo. O camisa 1 da seleção brasileira se juntou aos companheiros e realizou apenas uma leve corrida no local.

Julio Cesar treino seleção brasileiraDe volta ao convívio: Julio Cesar corre no Hotel Fairway ao lado do reserva Gomes (Foto: AFP)














Nos últimos dias, Julio Cesar fez trabalhos leves com o preparador de goleiros Wendel Ramalho e com o fisioterapeuta Odir de Souza. A expectativa é que o jogador volte a participar das atividades desta quinta-feira, na Randburg High School, e tenha condições de entrar em campo na estreia da seleção brasileira na Copa, contra a Coreia do Norte, no dia 15, em Joanesburgo.

Nesta quarta-feira, o goleiro Gomes conversou com a imprensa e falou da oportunidade de ser o titular da seleção brasileira. Apesar da vontade de iniciar a Copa do Mundo, o reserva revelou estar torcendo pela recuperação de Julio Cesar.

- O Julio Cesar é o melhor na atualidade por tudo o que tem feito nos últimos tempos. Temos muitos goleiros bons, mas que não ganham os títulos que ele já conquistou. Mas eu não me considero uma sombra do Julio Cesar. Ele merece jogar a Copa do Mundo, mas quando o Dunga precisar eu estarei pronto.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Júlio César é o único brasileiro a trabalhar nesta terça-feira, dia de folga dos demais jogadores após a vitória por 5 a 1 contra a Tanzânia, em Dar Es Salaam, no último amistoso antes da estreia na Copa do Mundo. Em tratamento de dores lombares, o goleiro ficou em Joanesburgo e não viajou para o jogo.

Enquanto os demais colegas têm o dia livre, Júlio César seguirá a rotina iniciada na última quinta-feira: sessões de fisioterapia com o especialista Odir de Souza e exercícios comandados pelo preparador de goleiros Wendell Ramalho.


"O Júlio César está pronto para a Copa", afirmou Dunga após o jogo na Tanzânia. "Só que não seria prudente fazermos um jogador que levou uma pancada nas costas ficar seis horas sentado num avião", completou o técnico.

O goleiro sofreu a pancada no primeiro tempo do amistoso contra o Zimbábue, na última quarta-feira. Reclamou de dores e, por precaução, foi imediatamente substituído por Gomes, que também atuou, e com destaque, no jogo contra a Tanzânia.

O Brasil estreia na Copa do Mundo no próximo dia 15, contra a Coreia do Norte, no Ellis Park, em Joanesburgo. Cinco dias depois enfrenta a Costa do Marfim na mesma cidade, mas no estádio Soccer City. No dia 25, encerra sua participação na primeira fase contra Portugal, em Durban.

sábado, 5 de junho de 2010


Aviso dado, aviso cumprido. A seleção brasileira treinou completa no campo da Randburg High School na tarde deste sábado, em Joanesburgo. O goleiro Julio César, com restrições, e o lateral-esquerdo Michel Bastos participaram da atividade.

O primeiro recupera-se de dores lombares e fez um trabalho à parte com o preparador Wendel Ramalho por 20 minutos, mas não participou do coletivo – Gomes o substituiu. Já Michel Bastos, que torceu o tornozelo direito na véspera, jogou normalmente na equipe titular.

O Brasil viaja na tarde de domingo para a Tanzânia e no dia seguinte enfrenta a seleção local em Dar es Salaam, a partir de 12h (de Brasília). A estreia na Copa do Mundo será dia 15 de junho, em Joanesburgo, contra a Coreia do Norte.