domingo, 30 de maio de 2010

O goleiro titular da seleção brasileira disse nesta sexta-feira que a bola nova que será usada na Copa do Mundo da África do Sul é "horrorosa".

A seleção já treinou com a bola nova em Curitiba, esta semana, e voltou a usá-la no coletivo realizado nesta sexta-feira em Johanesburgo.

"É horrível, é horrorosa", disse Julio César. "Parece aquelas bolas que a gente compra em supermercado. É horrorosa."

A bola - batizada pela Fifa de Jabulani (ou "celebração", no idioma zulu) - é feita de material sintético e não tem costura entre cada um dos 11 gomos, o que faz com que ela seja mais rápida.

Outros goleiros também têm criticado a Jabulani. Um artigo publicado no site do jornal inglês The Guardian, o espanhol Victor Váldez, titular do Barcelona e primeiro reserva da seleção da Espanha, disse que a bola da Copa é imprevisível, pois não descreve uma trajetória regular. O segundo goleiro da seleção dos Estados Unidos, Marcus Hahnemann, foi além. Ele disse que a bola da Copa é a pior bola com que já jogou.

Para Julio César, a Jabulani é "oval". Ele disse que em geral as mudanças nas regras e equipamentos de futebol sempre pioram a vida dos goleiros.

"O futebol é gol e todo mundo quer gol. Então a bola muda", disse ele. "É sempre para prejudicar o goleiro, é impressionante. Mas ninguém mandou a gente escolher essa profissão."

Fim da parada

O goleiro, no entanto, elogiou o fim da "paradona" nas batidas de pênalti. A prática dos cobradores de parar antes da corrida para bater o pênalti estará proibida no futebol a partir de terça-feira.

"Eu passei por essa situação em uma cobrança de pênalti, mas é algo que deve deixar você bem 'P' da vida", disse o goleiro.

Julio César realizou nesta sexta-feira o primeiro treino com bola com a seleção desde a convocação. O jogador integrou-se ao grupo em Curitiba mas não chegou a treinar no Brasil.

O jogador foi importante nas conquistas da Inter de Milão. Neste mês, a equipe ganhou o Campeonato Italiano, a Copa da Itália e a Liga dos Campeões da Europa.

Julio César disse que não é seu objetivo ser o melhor goleiro ou jogador do mundo, e que gostaria de ver esse título sendo dado a Maicon ou Lúcio, seus companheiros de Inter e seleção.

Doni

Julio César elogiou os goleiros reservas do Brasil - Gomes e Doni, que é reserva do brasileiro Júlio Sérgio na sua equipe, a Roma.

O titular do gol brasileiro disse que a entrada eventual dos reservas no seu lugar "não vai fazer diferença nenhuma", já que todos "estão no mesmo nível".

Doni disse que não queria falar sobre o fato de estar na seleção brasileira e ser reserva na Roma.

No anúncio da convocação, no começo do mês, Dunga havia sugerido que o goleiro teria perdido sua posição de titular na Roma porque contrariou um pedido da equipe de não jogar um amistoso pela seleção.

"Prefiro não tocar nesse assunto. Eu tive problemas lá", disse nesta sexta-feira.

Taffarel

Doni e os demais goleiros receberam nesta sexta-feira o apoio do tetracampeão Taffarel, que participou do treino dos três, ao lado do preparador Wendell Ramalho.

"Eu acho que estamos diante dos três melhores goleiros brasileiros", disse Taffarel sobre Julio César, Doni e Gomes. "Todos eles tiveram oportunidade de provar isso."

Taffarel lembrou que, em 1993, um ano antes da conquista do tetracampeonato nos Estados Unidos, ele próprio ficou bastante tempo na reserva do Parma. Na época, o Campeonato Italiano tinha um limite de jogadores estrangeiros, e o Parma preferia escalar o atacante colombiano Asprilla.

No ano seguinte, Taffarel foi um dos protagonistas da conquista do tetracampeonato. Doni disse que não sabia disso e afirmou: "Se deu certo para o Taffarel, talvez possa dar certo para mim."

Taffarel foi chamado por Dunga para servir de "olheiro" de adversários do Brasil na Copa, mas como só as seleções de Brasil e Austrália chegaram à África do Sul, o ex-jogador foi convidado para ajudar na preparação dos goleiros.

Fonte: BBC Brasil

quarta-feira, 26 de maio de 2010


O apetite de Júlio César impressiona. Liberado por Dunga para se apresentar à seleção brasileira só na África do Sul, o goleiro fez questão de se unir ao grupo em Curitiba. Lúcio e Maicon, também campeões europeus pela Inter de Milão, optaram por não vir ao Brasil.

Primeiro, claro, o camisa 1 passou pelo Rio para visitar os familiares, mas ontem pela manhã, mais precisamente às 10h20, já estava no CT do Atlético Paranaense.

Na chegada, já avisou: "Chego para fechar a festa". Júlio César conquistou os três títulos que disputou pela Inter de Milão: Campeonato Italiano, Copa da Itália e Copa dos Campeões da Europa, no último sábado, ao derrotar o Bayern de Munique, da Alemanha, em Madri.

Conquistar a Copa do Mundo seria o auge em sua carreira. No último Mundial, o goleiro que começou no Flamengo era a terceira opção, atrás de Dida e Rogério Ceni. Agora chega em um momento especial. Júlio César é apontado como um dos melhores do mundo na posição.

"Sei o tamanho da minha responsabilidade, mas estou preparado", disse o goleiro em outubro do ano passado, depois do último jogo pelas Eliminatórias Sul-Americana contra a Venezuela, em Campo Grande.

Comprometimento. Não que Lúcio e Maicon tenham decepcionado Dunga por não terem vindo ao Brasil, mas Júlio César, agora, virou exemplo perante o grupo. "Tinha opção de me apresentar na África, mas quis vir para cá", justificou o goleiro.

No almoço, ontem, Júlio César foi ovacionado pelos companheiros ao aparecer no restaurante do CT. "O Júlio é um jogador muito respeitado na seleção, foi campeão em todos os clubes em que passou, todos gostam dele e, por isso, a saudação", explicou o lateral-esquerdo Gilberto.

"Ele será muito importante para nós." Atrasado na programação em relação aos outros jogadores, o goleiro passou o dia realizando exames de avaliação médica, sob orientação dos médicos José Luís Runco, Serafim Borges e dos profissionais do Atlético-PR. / M.A, S.B. e W.V. 

Via Estadão

segunda-feira, 24 de maio de 2010


"Campeão de tudo" com o Inter de Milão na temporada que acaba de se encerrar, o goleiro Julio César chegou nesta segunda-feira ao Brasil. O camisa 1 do time de Dunga conversou rapidamente com o GLOBOESPORTE.COM durante o desembarque no Rio de Janeiro, e explicou que só deve se juntar ao grupo da seleção brasileira, que está concentrado em Curitiba, nesta terça-feira.

Julio contou que seus companheiros de Inter de Milão viajam direto da Europa para a África do Sul. Ele, entretanto, resolveu vir ao Brasil.

- Lúcio e Maicon vão direto. Eu achei melhor vir com a família. Devo me apresentar amanhã (terça-feira).

A seleção brasileira fica em Curitiba até esta quarta-feira, quando viaja para a África do Sul, onde fará a fase final de preparação e disputará a Copa do Mundo. Antes de deixar o país, a delegação vai até Brasília, onde será recebida pelo presidente Lula.

Além da Liga dos Campeões, Julio César conquistou com o Inter o Campeonato Italiano e a Copa da Itália.


segunda-feira, 17 de maio de 2010



Um dos principais nomes da campanha da Inter de Milão rumo ao título de mais um Campeonato Italiano, fato que foi assegurado neste domingo após a vitória por 1 a 0 sobre o Siena, fora de casa, o goleiro brasileiro Júlio César festejou muito a conquista do clube.

Titular absoluto do gol da seleção brasileira, ele destacou a emoção que sentiu por alcançar mais um grande objetivo em sua carreira.

"O jogo de hoje (domingo) foi uma partida muito boa, porque decidiu todo o campeonato. Senti uma emoção enorme", afirmou o goleiro, que valorizou a campanha realizada pela Roma, clube que ficou com o vice-campeonato e brigou pelo título até a última rodada da competição, encerrada neste domingo.

"Esse campeonato foi maravilhoso, temos que dar os parabéns e felicitar a Roma, mas agora a festa é toda nossa", ressaltou o jogador, que ao mesmo tempo lembrou que a Inter de Milão já precisa concentrar novos esforços na partida do próximo sábado, contra o Bayern de Munique, em Madri, pela final da Liga dos Campeões da Europa.

"Não podemos comemorar muito porque temos a final da Champions League, que todos aqui querem ganhar", lembrou Júlio César, que foi campeão italiano ao lado dos companheiros e compatriotas Maicon, Lúcio e Thiago Motta. 

domingo, 16 de maio de 2010

Inter de milão campeão italiano

A tão cobiçada Tríplice Coroa está cada vez mais perto para o Inter de Milão. Campeão da Copa da Itália no início do mês e do Campeonato Italiano neste domingo depois de vencer o Siena por um 1 a 0, o time enfrenta o Bayern de Munique no próximo sábado pela final da Liga dos Campeões. Mesmo entusiasmado com a série de conquistas, o goleiro Julio César mantém os pés no chão:

- Não há emoção maior do que isso. É bom vencer assim. O pior é que não podemos comemorar muito porque temos a final da Champions League que todos aqui querem ganhar – disse o goleiro brasileiro.

O discurso é comum a todos do grupo. O também jogador da seleção brasileira e companheiro de Julio César no Inter, Maicon pensa agora na Liga dos Campeões:

- Estou muito feliz, mas amanhã temos que pensar na grande final. Vamos comemorar hoje (domingo) à noite. Nunca tivemos mais medo do que fé. Toda a equipe merece. É a nossa Scudetto – declarou o lateral.